Falso: É falso que STM ordenou prisão de comandante da Marinha

Apurado pelo site Aos Fatos

É mentira que o STM (Superior Tribunal Militar) condenou e mandou prender o almirante Marcos Sampaio Olsen, atual comandante da Marinha, após uma investigação sobre pagamento de propinas de políticos a militares, como afirma um vídeo viral nas redes. O próprio tribunal, em contato com o Aos Fatos, negou as informações. Além disso, o general que é citado como fonte do relatório que teria baseado a condenação sequer está na ativa ou trabalhou no setor de inteligência do Exército.

O vídeo desinformativo acumula 8.500 compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Youtube até a tarde desta quarta-feira (5).

São enganosas as afirmações feitas em vídeo nas redes que diz que o ministro do STM Lourival Carvalho teria condenado e ordenado a prisão do almirante Marcos Sampaio Olsen, atual comandante da Marinha, em meio a um inquérito que investiga pagamentos de propinas a militares. Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria do tribunal disse que as informações presentes na gravação não procedem.

Também não há, no site do STM, nenhuma informação semelhante sobre um mandado de prisão contra Olsen ou outros comandantes nomeados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A última vez que o nome de Olsen apareceu no portal foi em uma notícia sobre a solenidade de celebração de 215 anos da Justiça Militar, em março deste ano…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos