Apurado pelo site Aos Fatos
Posts nas redes mentem ao dizer que o governo Lula e o STF (Supremo Tribunal Federal) organizaram o “Movimento Sem Empresa”, que permitiria que militantes ocupem empresas que não se adequarem a um padrão definido pelo PT. Não há decisão semelhante ou sequer citação ao nome do suposto movimento nos sites do partido e do Palácio do Planalto. O STF negou as afirmações em nota ao Aos Fatos.
A peça de desinformação acumulava, até a tarde desta quinta-feira (6), mais de 7.000 compartilhamentos no Facebook e dezenas de milhares de visualizações no TikTok. Ela também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Não é verdade que o PT lançou o “Movimento Sem Empresa” para permitir que trabalhadores ocupem empresas “com o aval do STF”, como afirma um áudio que voltou a circular nas redes. Não há, seja no site do partido ou em decisões do governo, nenhum movimento semelhante ao citado pelas publicações. Em nota enviada ao Aos Fatos, o STF também negou as informações apresentadas no vídeo e disse que não existe nenhuma decisão do tribunal nesse sentido.
Vale lembrar que a legislação brasileira permite desapropriações de propriedades, mas em todos os casos, há critérios:..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos