Apurado pelo site Reuters
Um vídeo de um indivíduo com uma arma em um telhado foi compartilhado pela primeira vez em 2022, antes dos tumultos em andamento em junho e julho de 2023 na França. No entanto, está circulando junto com as alegações de que manifestantes recentemente roubaram armas da polícia e estão se escondendo nos telhados “como atiradores”.
A agitação e a raiva provocadas pelo assassinato de um adolescente de 17 anos de ascendência norte-africana pela polícia em 27 de junho levaram a noites de tumultos em toda a França. A reportagem da Reuters sobre os protestos pode ser vista , , .
Um tweet dizia: “Os manifestantes muçulmanos agora estão roubando rifles de vans da polícia e se escondendo nos telhados como franco-atiradores. Quanto mais precisa ir antes que os ‘líderes’ da UE se atrevam a falar e parar a imigração descontrolada? #FranceRiots #FranceViolence” . O clipe que acompanha mostra um indivíduo não identificado no topo de um prédio apontando uma arma para as pessoas no chão.
Em outro exemplo no Facebook, o usuário disse: “quanto tempo até o exército da ONU intervir?” .
Uma busca pelo vídeo leva a um tweet compartilhado em março de 2022, mais de um ano antes dos tumultos em andamento em junho e julho de 2023 …
Veja a apuração completa no site Reuters