Apurado pelo site Lupa
Um vídeo de 67 segundos no TikTok com um suposto teste promete indicar se uma pessoa tem ou não TDAH. A informação é falsa. O diagnóstico desse tipo de transtorno deve ser feito por um profissional de saúde com base em uma série de sintomas e exames. Jovens que participam do projeto TFCN no Brasil checaram essas informações, confira:
Vídeo com pouco mais de 1 minuto no TikTok com um suposto teste promete indicar se uma pessoa tem ou não Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nos letreiros da gravação, constam instruções para que o usuário fique olhando para uma forma geométrica que se move em círculo. Depois, pede que internautas fixem o olhar em um ponto verde no meio enquanto outros três pontos amarelos piscam ao redor.
Ao final de 67 segundos, o suposto teste sugere que, caso a pessoa que assistiu tenha feito pelo menos dois pontos amarelos “desaparecerem” pela ilusão de ótica, então esse usuário pode ter TDAH. É falso.Jovens que participam do projeto TFCN no Brasil em parceria com a Lupa checaram essas informações, confira:
“Este é um teste para ver se você tem TDAH”
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não é possível indicar se uma pessoa tem ou não TDAH apenas por meio de um teste de 67 segundos. O diagnóstico desse tipo de transtorno deve ser feito por um profissional de saúde com base em uma série de sintomas e exames…
Veja a apuração completa no site Lupa