Falso: É falso que cantor de banda de forró tenha sido preso por fazer música sobre Alexandre de Moraes

Apurado pelo site Estadão Verifica

Produção da banda chegou a confirmar história, que não passava de encenação para gravação de um clipe, disse advogado
O que estão compartilhando: que o cantor Rony Brasil, vocalista da banda de forró Arriba Saia, foi preso em Feira de Santana (BA) na noite do dia 2 de julho de 2023 por causa de uma música chamada “Alexandre de Moraes”, que faz referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro também teria ordenado que a música fosse retirada de todas as plataformas digitais em 24 horas, sob multa diária de R$ 5 mil, em caso de desrespeito.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A história se espalhou nas redes sociais e chegou a ser confirmada pela produção da banda ao Estadão Verifica, mas não se sustentava. Além de não haver registro de prisão do cantor Rony Brasil por nenhuma das autoridades policiais baianas ou nacionais que atuam no Estado, também não havia registro de mandado de prisão em aberto no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O STF negou atuação no caso e não foi localizado nenhum processo contra o cantor na Justiça estadual ou federal relacionado à música. Ronivaldo Sousa Cerqueira responde apenas a ações anteriores por injúria e denunciação caluniosa. Procurado pelo Verifica, o advogado do cantor confirmou que a história era falsa e alegou que a suposta prisão fazia parte da gravação de um videoclipe para divulgação da música, que foi lançada em abril e vinha sendo tocada em shows durante os festejos juninos…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica