Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o Banco Central divulgou que 88 milhões de CPFs doaram valores por meio do Pix para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após mobilização recente de apoiadores, como fazem crer publicações que circulam nas redes. O Banco Central afirmou ao Aos Fatos que não fez nenhuma publicação sobre o assunto. As transações são protegidas por lei, dados de transações específicas só podem ser informados às autoridades competentes.
Posts com conteúdo enganoso somavam 36 mil compartilhamentos no Facebook e 1,3 milhão de visualizações no TikTok nesta terça-feira (4). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Em vídeo difundido nas redes, um homem não identificado pelo Aos Fatos engana ao dizer que o Banco Central divulgou que 88 milhões de CPFs doaram recentemente valores por meio do Pix para o ex-presidente Jair Bolsonaro. O Banco Central informou que não divulgou quaisquer dados sobre doações para o ex-presidente, e que as transações são protegidas pela Lei do Sigilo Bancário.
“Apenas divulgamos de forma ampla e ativa dados agregados gerais”, disse a autoridade monetária em nota…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos