Apurado pelo site Reuters
Uma captura de tela que circula online de uma manchete de coluna de opinião no The Guardian, que expressa apoio a saques na França e diz que os tumultos são reparações para “juventude negra desprivilegiada”, é falsa, disse um porta-voz do jornal à Reuters.
A manchete fabricada diz na íntegra: “Apoio totalmente o saque na França pela juventude negra desprivilegiada. Chame isso de reparações ”, e carrega a assinatura do advogado e ativista Dr. Shola Mos-Shogbamimu , e Twitter .
Em um e-mail à Reuters, um porta-voz do The Guardian disse que o artigo na imagem “nunca foi uma manchete ou história publicada no Guardian”.
O Dr. Mos-Shogbamimu também abordou a captura de tela no Twitter, escrevendo: “Tolos racistas se escondem atrás do anonimato. Falsamente escreve isso em meu nome – peça @guardian falsa. Espalha mentiras para fanáticos que acreditam nisso. Eu não escrevi nem pensei isso” .
Além disso, nenhum artigo de opinião pode ser encontrado no site do The Guardian ( shorturl.at/wxyDV ), e o último artigo do Dr. Mos-Shogbamimu para o The Guardian é de 9 de junho de 2021 ( bit.ly/43dX4E0 ), …
Veja a apuração completa no site Reuters