Falso: A NASA alertou que uma tempestade solar vai deixar a Terra sem internet por um ano?

Apurado pelo site E-Farças

A afirmação foi bastante compartilhada nas redes sociais na primeira semana de julho de 2023 e alerta para a possibilidade do nosso planeta ficar sem internet por um ano!

O problema teria sido detectado pela NASA, que teria emitido um alerta sobre a detecção de uma sonda de uma forte tempestade solar, a maior até hoje. O equipamento que foi enviado pela NASA em direção ao Sol teria identificado que o fenômeno irá danificar todos os equipamentos eletrônicos, como satélites e computadores, deixando a humanidade sem internet por um ano!

Será que isso é verdade ou mentira?

No dia 07 de junho de 2023, o tablóide inglês The Mirror publicou uma matéria afirmando que a sonda Parker, enviada em direção ao Sol há 5 anos, teria avisado aos cientistas que poderemos ficar sem internet por meses, só que isso não é verdade!

É verdade que a NASA enviou em agosto de 2018 a sonda solar Parker com o objetivo de estudar a atmosfera do Sol, como ela influencia na Terra e nos demais planetas do nosso sistema. No entanto, a Agência Espacial não emitiu nenhum alerta sobre a iminência de uma grande tempestade solar que possa acabar com a internet.

Fizemos buscas no site oficial da missão sobre o assunto e não encontramos nada. A única menção que a agência faz a algo próximo desse tema aparece num trecho desse artigo em que explica que alguns distúrbios nos ventos solares podem abalar o campo magnético terrestre e alterar as órbitas dos satélites, além de encurtar a vida útil desses equipamentos. Mas, de novo, não há nada sobre meses sem internet.

Procuramos, então, por estudos feitos por outros cientistas – fora da NASA – sobre uma possível  interrupção da internet em decorrência de tempestades solares e encontramos um paper publicado em 2021, pela especialista em ciência da computação da Universidade da Califórnia Sangeetha Abdu Jyothi, onde ela avalia que possa haver entre 1% a 12% de chances de uma super tempestade solar interromper a internet por alguns meses na próxima década.    

Em uma conferência sobre comunicação de dados realizada em agosto de 2021, Sangeetha explicou que não há dados suficientes para se calcular com precisão o estrago que uma grande tempestade solar causaria nos equipamentos eletrônicos, visto que esse fenômeno é muito raro de acontecer…

Veja a apuração completa no site E-Farças