Apurado pelo site Lupa
Post diz que a Nasa acaba de anunciar que a Terra poderá ficar um ano sem internet devido a ventos solares. É falso. A agência espacial mandou para o sol uma sonda para estudar o fenômeno, mas não fez tal anúncio. The Washington Post e USA Today informam que são mínimas as chances de uma forte tempestade solar causar o ‘apocalipse da internet”.
Post que circula pelas redes sociais afirma que a Nasa descobriu que a Terra poderá ficar um ano sem internet, em razão de ventos e explosões solares. O conteúdo é compartilhado na forma de um vídeo. A gravação explica que a agência espacial dos Estados Unidos enviou ao sol um equipamento que retornou dados sobre a formação de uma tempestade geomagnética. O fenômeno afetaria todos os aparelhos eletrônicos e satélites, culminando na interrupção da internet, e a ameaça teria sido comunicada recentemente pela Nasa. É falso.
O assunto repercutiu em veículos de imprensa mundo afora e vem sendo chamado de ‘apocalipse da internet’. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
A Nasa acabou de confirmar que a Terra pode ficar um ano inteiro sem internet. (…) A Nasa havia mandado um equipamento de análise para o sol e o equipamento acabou enviando para a Terra algumas informações importantíssimas sobre o sol e junto a essas informações veio algumas coisas relacionadas a ventos solares e também explosões solares. Isso causaria uma tempestade geomagnética na Terra, afetando todos os aparelhos eletrônicos e também satélites. Isso inclui todos os aparelhos de comunicação da Terra, ou seja, a internet e também a linha telefônica. (…)
A Nasa, de fato, enviou um equipamento para estudar o Sol. Trata-se da sonda Parker Solar, lançada em 2018, que busca desvendar os mistérios da atmosfera da estrela. Porém, em momento algum a agência espacial anunciou que os dados coletados pelo equipamento indicaram a interrupção da internet pelo período de um ano, devido a ventos solares (fluxo contínuo de partículas constituído, principalmente, de prótons e elétrons, que escapam da atração gravitacional do Sol). Também não há nenhum alerta emitido pela agência espacial no blog que relata as atividades da sonda Parker…
Veja a apuração completa no site Lupa