Falso: Ao buscar apoio do agro, Lula engana sobre Plano Safra de Bolsonaro ter sido ‘o pior da história’

Apurado pelo site Aos Fatos

Assunto recorrente em declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o agronegócio foi também um dos principais temas de desinformação do petista no mês passado. Durante o Bahia Farm Show em Luís Eduardo Magalhães (BA), por exemplo, ele disse que o Plano Safra de 2022 teria sido o “pior de toda a história do agronegócio” — quando, na verdade, o governo de Jair Bolsonaro (PL) destinou mais verba para investimentos naquele ano do que em anos anteriores.

Lula também disse, mais de uma vez, que o financiamento de máquinas agrícolas em governos petistas tinham juros de 2% ao ano e que, durante o governo Bolsonaro, essas taxas saltaram para 18%. No entanto, programas federais de financiamento jamais chegaram ao patamar da taxa citada.

O Aos Fatos acompanhou a agenda do presidente em junho e destacou quatro declarações ligadas ao agronegócio. Veja abaixo o que checamos:

Ao contrário do que Lula dá a entender, o Plano Safra 2022/2023 — formulado pelo governo Bolsonaro — destinou o maior volume de crédito rural ao menos dos últimos 10 anos. De acordo com o Ministério da Agricultura e da Pecuária, o governo federal disponibilizou R$ 340,8 bilhões (ou R$ 353,1 bi em valores corrigidos pelo IPCA) a programas de modernização, inovação e sustentabilidade no agronegócio…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos