Apurado pelo site Aos Fatos
Assunto recorrente em declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o agronegócio foi também um dos principais temas de desinformação do petista no mês passado. Durante o Bahia Farm Show em Luís Eduardo Magalhães (BA), por exemplo, ele disse que o Plano Safra de 2022 teria sido o “pior de toda a história do agronegócio” — quando, na verdade, o governo de Jair Bolsonaro (PL) destinou mais verba para investimentos naquele ano do que em anos anteriores.
Lula também disse, mais de uma vez, que o financiamento de máquinas agrícolas em governos petistas tinham juros de 2% ao ano e que, durante o governo Bolsonaro, essas taxas saltaram para 18%. No entanto, programas federais de financiamento jamais chegaram ao patamar da taxa citada.
O Aos Fatos acompanhou a agenda do presidente em junho e destacou quatro declarações ligadas ao agronegócio. Veja abaixo o que checamos:
Ao contrário do que Lula dá a entender, o Plano Safra 2022/2023 — formulado pelo governo Bolsonaro — destinou o maior volume de crédito rural ao menos dos últimos 10 anos. De acordo com o Ministério da Agricultura e da Pecuária, o governo federal disponibilizou R$ 340,8 bilhões (ou R$ 353,1 bi em valores corrigidos pelo IPCA) a programas de modernização, inovação e sustentabilidade no agronegócio…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos