Falso: A ONG do Luciano Huck era usada pelo crime organizado?

Apurado pelo site E-Farças

O vídeo começou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de maio de 2023 e mostra o trabalho da polícia durante apreensão de armas e munição de grosso calibre. De acordo com o áudio que acompanha as imagens, o armamento estava escondido na ONG do apresentador Luciano Huck e essa organização também abrigava foragidos da Justiça.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

O vídeo não foi filmado em nenhuma instituição associada ao apresentador e empresário Luciano Huck! A ONG  “Projeto Multiplicação Social”, que aparece nas imagens, pertence ao traficante José Cláudio Fontoura Piuma (conhecido como “Gaúcho”).

No dia 19 de maio de 2023, policiais da Delegacia de Repreensão a Entorpecentes descobriram um esconderijo dentro de uma das salas do projeto Multiplicação Social, em Parada de Lucas (RJ). O local, que estava cheio de armas e munição, só podia ser acessado através de um buraco em uma parede e foi descoberto pelos policiais que estavam realizando uma operação na região.

Segundo informe da Polícia, a operação resultou em 17 presos, além da apreensão de 14 fuzis, uma metralhadora .50, uma metralhadora .30, bastante munição, granadas e drogas.

Consultando pelo CNPJ da ONG, descobrimos que ela foi formalizada em julho de 2021, e está em nome de José Claudio Fontoura Piuma. 

O próprio Piuma já falou publicamente em reportagens sobre a sua trajetória até fundar o Projeto Multiplicação. Não encontramos nenhuma afirmação sobre a participação de Luciano Huck nessa ONG.

Não é verdade que a ONG mostrada em vídeo em que policiais estão apreendendo armas e munição seja do apresentador Luciano Huck. O vídeo, na verdade, foi gravado durante uma operação policial realizada no dia 17 de maio de 2023, em Parada de Lucas, no Rio de Janeiro, no galpão onde funciona uma ONG fundada por José Claudio Fontoura Piuma.

..

Veja a apuração completa no site E-Farças