Imagem de julho de 2022 circula como se mostrasse menino dormindo em ginásio onde ficaram temporariamente detidos por atos de vandalismo na capital federal
Apurado pelo site Estadão Verifica
É de julho de 2022 a foto que mostra uma criança deitada no chão sobre uma bandeira do Brasil. A imagem circula fora de contexto no WhatsApp e no Facebook, com a alegação de que o registro teria sido feito no ginásio onde ficaram detidas temporariamente pessoas que participaram de atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Na realidade, a foto é da convenção do PL que lançou a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro à reeleição.
Leitores pediram a checagem deste conteúdo por WhatsApp, (11) 97683-7490. No aplicativo de mensagens, um texto que acompanha a imagem diz que o registro seria o “símbolo da vergonha” de um “governo ditatorial de esquerda”. No Facebook, uma postagem afirma que a foto é do “campo de concentração” — termo usado por bolsonaristas para se referir ao local temporário de detenção na Academia da Polícia Federal. O uso da expressão é condenado pela Confederação Israelista do Brasil (Conib) (leia mais abaixo).
Usando a ferramenta de busca reversa de imagens (veja como usar aqui), percebemos que a foto foi publicada várias vezes por um usuário do Twitter no dia 25 de julho de 2022, sete meses antes dos atos terroristas em Brasília. No dia anterior, o PL havia promovido uma convenção no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, para lançar a candidatura de Bolsonaro à Presidência…