Apurado pelo site Reuters
O Guardian não publicou uma manchete afirmando que uma “teoria da conspiração de extrema direita é sempre uma teoria da conspiração de extrema direita”, independentemente de ser “verdadeira ou não”, como sugerido em uma captura de tela fabricada creditando desinformação da BBC e correspondente de mídia social Mariana Primavera.
Os elementos de design das páginas móveis do Guardian podem ser vistos no terço superior da captura de tela, junto com uma foto de Spring e uma manchete que diz: “Uma teoria da conspiração de extrema direita é sempre uma teoria da conspiração de extrema direita, independentemente de ser ou não realmente verdadeiro ou não.”
A imagem fabricada é datada de 25 de junho de 2023 e se assemelha a um artigo de opinião do Guardian. O subtítulo diz: “Na verdade, quanto mais verdadeiro é, mais uma teoria da conspiração de extrema-direita é. Isso é o que The Settled Science diz, de qualquer maneira.
Um exemplo pode ser visto .
Spring disse à Reuters que não havia escrito nenhuma manchete desse tipo e que a captura de tela veio à tona depois que ela publicou sua investigação sobre um jornal de teoria da conspiração em junho ( www.bbc.co.uk/news/uk-65821747 )…
Veja a apuração completa no site Reuters