FALSO: Vídeo mostra Lula assinando registro de visitantes de Roma, não acordo bilionário

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um vídeo mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinando um “acordo bilionário” com empresas italianas, como alegam nas redes. O documento firmado pelo mandatário na gravação é o Livro de Ouro Capitolino, que registra a visita de personalidades à prefeitura de Roma. A alegação enganosa sobre o vídeo também foi desmentida pelo Ministério das Relações Exteriores.

Posts com o conteúdo enganoso acumulavam 100 mil visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram nesta quinta-feira (29). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Publicações nas redes têm compartilhado fora de contexto um vídeo em que Lula assina um livro ao lado do prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, para sugerir que o presidente teria fechado um acordo bilionário para trazer cinco empresas italianas ao Brasil. O documento assinado pelo brasileiro é, na verdade, o Livro de Ouro Capitolino, que registra a passagem de visitantes ilustres pela prefeitura de Roma. A informação foi confirmada ao Aos Fatos pelo Ministério das Relações Exteriores.De acordo com a pasta, Lula não assinou quaisquer atos ou acordos durante sua viagem recente à Itália, entre os dias 20 e 23 de junho. O petista se encontrou com o papa Francisco, com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e discutiu com o presidente italiano, Sergio Mattarella, a relação entre Brasil e Itália e o avanço nas negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Registro de visitas. Lula assina o Livro de Ouro Capitolino ao lado do prefeito de Roma, Roberto Gualtieri (Reprodução/Prefeitura de Roma)..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos