Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Em janeiro, a American Cancer Society publicou seu relatório anual de fatos e números sobre o câncer . Seguiu-se a desinformação.
Nas últimas semanas, os usuários de mídia social interpretaram erroneamente os dados do relatório para alegar falsamente aumentos dramáticos nos casos de câncer de mama em mulheres mais jovens. Uma nova afirmação distorce ainda mais os dados, dizendo que mostrou um aumento exponencial nas mortes por câncer de mama desde 2021 em mulheres com menos de 45 anos.
“Caramba. Tentamos alertar as pessoas”, dizia o texto do adesivo em um vídeo compartilhado em 22 de junho no Instagram . O vídeo começa com uma mulher perguntando: “Você visitou cancer.org recentemente e deu uma olhada nas estatísticas deles?”
Ela então recita estatísticas para o que ela disse serem mortes por câncer de mama em mulheres de 45 anos ou menos. “2019, 20, 21, estamos olhando para 26.000 mortes”, disse ela. Em 2022, disse ela, as mortes saltaram para 47.000 e, em 2023, para 297.000. “Não se preocupe”, acrescentou ela, “não tem nada a ver com a vacina”, uma provável referência às vacinas COVID-19, que foram amplamente adotadas no início de 2021…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸