Apurado pelo site Reuters
Uma pintura da década de 1980 retratando o transatlântico Titanic no fundo do mar foi mal interpretada por usuários de mídia social, alegando falsamente que mostra a localização do submersível Titan, que foi perdido em junho de 2023.
A pintura mostra os destroços do Titanic no fundo do mar, com detritos espalhados ao redor do navio em decomposição. Segundo o artista, a cena inclui o submersível Alvin que explorou os destroços em 1986.
Exemplos da imagem compartilhada online e descrita como mostrando a localização do submersível Titan podem ser vistos e .
No entanto, a imagem circulante foi cortada da pintura a óleo de 1987 de Ken Marschall , arquivada ( archive.is/wip/YYLko ). No próprio site do artista, a pintura é descrita como mostrando: “A seção de popa do Titanic e detritos ao redor, com o submersível Alvin sob a cauda, como eles apareceram durante a exploração Ballard/WHOI de 1986”.
O papel do submersível Alvin, que pertence à Woods Hole Oceanographic Institution, no mapeamento dos destroços do Titanic após a descoberta dos destroços em 1985, pode ser visto . Imagens do Alvin, encomendado em 1964, podem ser vistas , …
Veja a apuração completa no site Reuters