FALSO: É falso que Escolas de Medicina dos EUA ‘mutilam’ e ‘castram quimicamente’ crianças trans

Apurado pelo site Lupa

Jovens que participam do TFCN no Brasil em parceria com a Lupa checaram as informações de um site brasileiro que afirmava a ocorrência de ‘mutilação’ e ‘castração’ química em crianças nos EUA durante o processo de transição de gênero. A informação é falsa e não corresponde à forma como o processo é feito em crianças e adolescentes no país.
Esta checagem faz parte do Teen Fact Checking Network (TFCN), programa de alfabetização midiática digital MediaWise, do Instituto Poynter, que tem a parceria da Lupa no Brasil. 

Texto publicado em um site sugere que algumas escolas de medicina nos Estados Unidos estão “treinando” médicos pediatras para supostamente fazer a “transição de [gênero] de bebês, mutilando-os por toda a vida.” O conteúdo também questiona  a existência de programas de saúde que promovem transição de gênero segura para crianças e adolescentes. Jovens que participam do projeto TFCN no Brasil checaram essas informações, confira:

“ABSURDO: As escolas de medicina nos Estados Unidos estão tentando rapidamente normalizar os ‘cuidados de afirmação de gênero’ (mutilação e castração química) para crianças.”

O conteúdo analisado pela Lupa é falso. Embora a transição de gênero seja um procedimento comum no sistema de saúde dos Estados Unidos, é falso que médicos são “formados” para mutilar e castrar quimicamente bebês…

Veja a apuração completa no site Lupa