Apurado pelo site Lupa
Circulam nas redes sociais posts dizendo que Danielle Smith, primeira-ministra de Alberta, província do Canadá, pediu desculpas aos não vacinados contra a Covid-19. Ela teria dito ainda, em entrevista, que “os efeitos colaterais são fatos”. É falso. Smith nunca fez essas afirmações. O Canadá continua a recomendar o uso de vacinas contra a Covid-19.
Circulam nas redes sociais posts dizendo que Danielle Smith, primeira-ministra de Alberta, uma província do Canadá, pediu desculpas aos não vacinados contra a Covid-19. De acordo com essas publicações, a autoridade canadense teria ainda afirmado em uma entrevista que “os efeitos colaterais são fatos”. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Primeira Ministra de Alberta Canadá pede sinceras desculpas pelas discriminações injustas que sofreram os não vacinados durante a Pandemia – “Vocês estavam certos, e nós estávamos errados, as vacinas não evitaram que pessoas pegassem Covid, e os efeitos colaterais são fatos, nós atropelamos seus direitos humanos de escolha, os que foram demitidos pelo estado, se o quiserem, acolheremos todos se volta, também vamos anistiar as punições realizadas durante o lockdown”
As publicações distorcem uma fala da premiê. Em nenhum momento Smith disse que os não vacinados estariam certos de sua decisão de não se imunizar. Também não afirmou que “os efeitos colaterais são fatos”. Na realidade, ela criticou as ações tomadas pelo governo canadense ao impor restrições aos não vacinados — como a medida que, até 1º de outubro de 2022, proibia viagens de avião no país sem o comprovante de vacina —, e pediu desculpas àqueles que foram afetados por elas. Além disso, Smith é uma representante do governo da província de Alberta, oeste do Canadá e, portanto, não fala em nome do país — como sugerem algumas postagens desinformativas compartilhadas nas redes…
Veja a apuração completa no site Lupa