FALSO: Vídeo de despedida de tripulante do submarino que tentou visitar Titanic é ‘deep fake’

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um suposto vídeo de despedida gravado por um tripulante do submarino Titan, da OceanGate – o submersível implodiu ao tentar visitar os destroços do Titanic. É falso. A gravação foi manipulada digitalmente a partir de registro publicado pela empresa responsável pela embarcação há três anos
Circula nas redes um suposto vídeo de despedida dos tripulantes do submarino Titan, da empresa OceanGate, que implodiu ao tentar visitar os destroços do Titanic no início da semana. No conteúdo, uma das pessoas faz um discurso emocionado em português. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Essa será a nossa última noite com o oxigênio. Meus amigos, minha família hoje é a minha última noite de oxigênio aqui, no fundo do mar. Eu sou um dos tripulantes do Submarino Titan e estamos presos aqui no fundo do oceano em nossa expedição ao Titanic. O ambiente aqui é sombrio e triste. Temos apenas algumas horas de oxigênio restante. […] Nunca deixem de acreditar em si mesmos e no poder do amor. Este é meu adeus. Obrigado, e até logo!

O vídeo que circula nas redes sociais foi gerado a partir de técnicas de inteligência artificial, popularmente conhecidas como “deep fake”. Elas permitem sincronizar o rosto e os movimentos labiais de uma pessoa e inserir áudios para forjar falsas histórias. Nesse caso, para criar o conteúdo desinformativo, foi extraída uma imagem de uma gravação publicada pela OceanGate no Instagram em 29 de outubro de 2019. A mesma cena pode ser vista de outro ângulo no YouTube da empresa, em registro divulgado em 19 de setembro de 2019…

Veja a apuração completa no site Lupa