Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes ordenou o bloqueio de uma conta usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para receber doações via Pix, como afirmam publicações nas redes. Não há qualquer decisão semelhante no site do STF ou em registros na imprensa. A peça de desinformação tenta forjar a identidade visual do Poder360, mas falha ao usar fontes diferentes das adotadas pelo portal de notícias e ignorar elementos da identidade visual do site.
A montagem viralizou principalmente no Twitter, onde acumula mais de 5.000 compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (26). Ela também circula no Facebook, onde foi compartilhada centenas de vezes, e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
São enganosas as publicações que mostram uma suposta reportagem publicada pelo Poder360 com o título “Moraes bloqueia conta de Bolsonaro que pedia Pix”. Em busca no site do STF e na imprensa, não foram encontradas informações sobre qualquer decisão semelhante. Em nota enviada ao Aos Fatos, o Poder360 também negou ter publicado qualquer notícia similar à veiculada pelas peças de desinformação.
O print que circula nas redes também traz indícios de edição (veja abaixo):..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos