Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação viral alega que actor norte-americano foi hospitalizado por causa da vacina de Covid-19. É falso.
Fact Check. Ator Jamie Foxx hospitalizado depois de sofrer AVC devido à toma da vacina contra a Covid-19?
Publicação viral alega que actor norte-americano foi hospitalizado por causa da vacina de Covid-19. É falso.
Uma publicação viral do passado dia 2 de junho volta a pegar no tema da Covid-19 para levantar suspeitas sobre o que esteve na origem da hospitalização de um ator de Hollywood. Neste caso, a história partilhada fala sobre Jamie Foxx, que terá ficado “paralisado e cego devido a um coágulo no sangue” depois de receber a vacina contra a Covid-19. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
“O jornalista independente, Aj Benza, diz que falou com uma pessoa próxima de Jamie Foxx, que disse que o ator teve um coágulo sanguíneo no cérebro após ser vacinado.” É assim que o autor procura validar uma suposta notícia, mas que não passa de uma manipulação de informação. O autor não partilha qualquer notícia de um órgão de comunicação credível, mas sim um link de um tweet que reencaminha para outra suposta notícia do portal MSN. A verdade é que quem lançou o rumor foi A.J Benza, colunista norte-americano que esteve num podcast, “Ask Dr. Drew”, e que é conhecido pelo ceticismo com que lida com os temas relacionados com a pandemia de Covid-19.
No entanto, a ABC News chegou ao contacto com a equipa do ator de Hollywood, que negou qualquer relação de causalidade entre a toma da vacina contra o novo coronavírus e o estado de saúde atual de Jamie Foxx. Ainda que não se saibam as verdadeiras razões para a hospitalização do ator, não é verdade, aos dias de hoje, que esteja ligado com qualquer questão da toma de uma vacina contra a Covid-19.
..
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹