FALSO: A representante do condado de Nairóbi no Quênia, Esther Passaris, disse que ‘foi eleita para representar o povo de Nairóbi, não a família Odinga’? Não, citação fabricada

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: A representante feminina do condado de Nairóbi pode não ter seguido a linha partidária ao votar em um controverso Projeto de Lei de Finanças. Mas a citação atribuída a ela atacando o líder do partido é falsa. 

Isso se traduz em: “Raila, pare de me irritar. Fui eleito para representar o povo da cidade de Nairóbi, não a família Odinga. Pare com suas ameaças e não me pressione. Pare de me ligar. Eu não sou sua namorada.”

Passaris é a representante feminina da assembléia nacional de Nairóbi e membro do Movimento Democrático Laranja (ODM), que faz parte da coalizão Azimio la Umoja do Quênia . Raila Odinga é o líder do partido ODM.

Passaris disse em 17 de junho de 2023 que votou a favor do Projeto de Lei das Finanças , apesar da coalizão Azimio rejeitá -lo e instruir seus membros a votarem contra no parlamento. No entanto, Passaris insiste que ela ainda é membro da coalizão ODM e Azimio.

A citação foi postada , , , , aqui e aqui …

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦