Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um texto informando que nos últimos cinco meses morreram mais mil pessoas em Campina Grande, na Paraíba, em decorrência de infarto e AVC. O texto relaciona as ocorrências às vacinas contra Covid-19. É falso. Não há comprovação científica que ligue a aplicação de vacinas contra Covid-19 a mortes em decorrência de infarto ou AVC.
Circula pelas redes sociais um texto dizendo que nos últimos cinco meses morreram 1.322 pessoas em Campina Grande, na Paraíba, por infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O texto relaciona as ocorrências às vacinas contra a Covid-19. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Já faleceram só em Campina Grande, 1322 pessoas de infarto do miocárdio e AVC nos últimos 05 meses e os casos continuam acontecendo. Nos próximos dias, darão início a uma nova campanha de matança chamada bivalente”
Não há comprovação científica que ligue a aplicação de vacinas contra a Covid-19 ao risco de morte em decorrência de infarto ou AVC. Além disso, o número de óbitos citado no texto é 20 vezes superior ao total de mortes relacionadas às duas doenças em Campina Grande, de acordo com dados disponíveis até a publicação desta reportagem…
Veja a apuração completa no site Lupa