Apurado pelo site Lupa
Vídeo que circula nas redes mostra o vice-presidente Geraldo Alckmin dando a notícia de que o governo publicou decreto em que se exige a retirada de caminhões e ônibus com mais de 20 anos de uso das ruas. É falso. Em nenhum momento do texto da MP há alguma medida que vai proibir a circulação desses veículos mais antigos
Gravação que circula no WhatsApp mostra o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) informando que o governo publicou um decreto que exige a retirada de circulação de caminhões e ônibus com mais de 20 anos de uso. É uma montagem.
Na verdade, o texto assinado estabelece um mecanismo de desconto nos preços para incentivar a compra de veículos mais sustentáveis. No caso de caminhões e ônibus, para conseguir esse benefício, o comprador precisa encaminhar para desmonte um veículo com mais de 20 anos de uso. Não há qualquer medida para proibir a circulação de caminhões e ônibus antigos nas ruas.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
O presidente Lula assinou decreto. Ele exige que seja retirado caminhão ou ônibus com mais de 20 anos de uso. Esperamos que daqui a poucos meses os juros caiam, o crédito fique mais acessível e a economia vá pegando seu rumo melhor..
Veja a apuração completa no site Lupa