Gravação mostra uma multidão na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e informa que a mobilização ocorreu em 8 de janeiro de 2023, dia em que foram registrados ataques de bolsonaristas aos prédios dos três poderes. É falso. As imagens foram captadas durante as manifestações de 7 de setembro de 2021.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo que exibe uma multidão concentrada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). A postagem indica que as cenas teriam sido registradas em 8 de janeiro de 2023, durante os atos golpistas que levaram à depredação de prédios dos três poderes na capital federal. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Brasília hoje dia 08/01/2023 compartilhem”
A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens da multidão atribuídas aos atos golpistas foram, na verdade, registradas durante as manifestações bolsonaristas de 7 de setembro de 2021 em Brasília. Não há relação com a invasão de radicais aos prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto ocorrida no domingo (8).
Abaixo, compare uma cena da gravação analisada com um vídeo publicado em 7 de setembro de 2021 no Facebook…