FALSO: Mulher em vídeo viral não é juíza que comandou Lava Jato ao lado de Moro

Apurado pelo site Lupa

Em vídeo que circula nas redes sociais, homem exibe trecho de uma gravação em que uma mulher critica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o narrador, ela seria a juíza que comandou a Lava Jato ao lado de Sergio Moro. É falso. Na realidade, trata-se da vereadora Amália Tortato (NOVO), de Curitiba (PR), que não é juíza.
Circula nas redes um vídeo em que uma mulher critica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o narrador do conteúdo, ela seria a juíza que comandou a operação Lava Jato ao lado de Sergio Moro. É falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Olha aqui a juíza que comandou a Lava Jato ao lado do Sérgio Moro veio a público. Esta juíza, que trabalhou ao lado do Moro, na Lava Jato, tem coragem

A mulher que aparece no vídeo é a vereadora Amália Tortato (NOVO), de Curitiba (PR). A parlamentar não é juíza, não recebeu nenhum papel na Lava Jato e é formada em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)…

Veja a apuração completa no site Lupa