FALSO: É falso que Estados Unidos provaram vitória de Bolsonaro nas eleições de 2022

Apurado pelo site Lupa

Um texto enviado pelo WhatsApp diz que os Estados Unidos teriam provado que houve fraude nas eleições de 2022 e que Jair Bolsonaro (PL) teria vencido a disputa. É falso. A embaixada norte-americana desmentiu o texto e enfatizou o respeito pelas instituições democráticas brasileiras. 
Um texto que circula pelas redes sociais diz que os Estados Unidos teriam provado que houve fraude nas eleições de 2022 e que Jair Bolsonaro (PL) venceu a disputa. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“URGENTE! EUA PROVA A VITÓRIA DE BOLSONARO E A FRAUDE DOS ESQUERDOPATA(…) DE FATO COM PROVAS TÉCNICAS E CIENTÍFICAS O PRESIDENTE DA REPÚBLICA É JAIR MESSIAS BOLSONARO”

O conteúdo desinformativo não apresenta nenhuma evidência de que Bolsonaro teria vencido a eleição. Em nota enviada à Lupa, a Embaixada dos Estados Unidos negou as informações e enfatizou o respeito pelas instituições democráticas do Brasil. “A Embaixada e Consulados dos EUA informam que a informação publicada é falsa. Ressaltamos também que os EUA reafirmam seu respeito às instituições democráticas brasileiras“, esclareceu, no texto…

Veja a apuração completa no site Lupa