Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a loja americana Target lançou uma coleção de roupas satânicas para crianças, como afirmam peças de desinformação. As fotos de um suposto ensaio fotográfico da marca que circulam nas redes foram criadas por meio da ferramenta de inteligência artificial Midjourney e possuem indícios de edição. As peças apresentadas nas imagens não foram disponibilizadas pela loja em nenhum momento.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 300 mil visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram até o início da tarde desta quinta-feira (22). O conteúdo também circula no Telegram e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Imagens geradas com o uso de IA (inteligência artificial) têm sido compartilhadas nas redes por publicações enganosas para alegar que a loja americana Target lançou uma coleção de roupas com temática satânica para crianças para comemorar o mês do Orgulho LGBTQIA+. As fotos falsas foram publicadas originalmente no dia 26 de maio e, segundo o seu autor, foram criadas pela ferramenta Midjourney, que gera imagens via comandos de texto.
Também é possível notar indícios que corroboram com o fato de as imagens terem sido geradas via inteligência artificial (veja abaixo). As crianças das fotos têm, por exemplo, mãos anatomicamente incorretas e membros com tamanhos diferentes. Essas distorções são comuns em fotos geradas por IA…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos