FALSO: Vídeo de Leo Chaves em apoio à paralisação de caminhoneiros é de 2018, não de 2023

Circula no WhatsApp um vídeo de uma mensagem do cantor Leo Chaves em apoio à paralisação de caminhoneiros. A legenda afirma que o cantor teria gravado o vídeo recentemente para convocar uma paralisação no Brasil. É falso. O vídeo é de 2018 e foi registrado pelo artista em apoio à greve dos caminhoneiros que ocorreu naquele ano.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelo WhatsApp um vídeo com uma mensagem do cantor sertanejo Leo Chaves em apoio aos caminhoneiros. Na gravação, ele comenta sobre um atual “estado de calamidade” que seria o início de uma revolução no país. A legenda afirma que o cantor gravou o vídeo no dia 10 de janeiro deste ano para convocar uma paralisação urgente no Brasil. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Paralização Urgente do Brasil. 10/01/2023 Cantor Léo faço dele minhas palavras

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo no qual Leo Chaves faz uma declaração de apoio aos caminhoneiros é de 2018, não de 2023. A gravação foi retirada de contexto para levar usuários da internet a acreditarem que o artista se referia às recentes manifestações golpistas realizadas por grupos bolsonaristas.

O vídeo original foi publicado pelo próprio cantor no dia 25 de maio de 2018 em sua conta no Instagram. À época, o artista comentava a então greve dos caminhoneiros que perdurou por 10 dias, entre 21 e 30 de maio de 2018, no governo do presidente Michel Temer (MDB). A categoria parou para exigir a redução nos preços do óleo diesel…

Veja a apuração completa no site Lupa