FALSO: Pedido de devolução de verba de remédio foi no governo Bolsonaro, não Lula

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o governo Lula (PT) pediu a devolução de R$ 6,5 milhões destinados a uma família para custeio de remédio contra doença rara, como sugerem publicações nas redes. O pedido de devolução do valor, concedido por decisão judicial, foi feito pela União em novembro de 2020, durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 111 mil visualizações no Kwai e TikTok, além de centenas de curtidas em plataformas como Facebook e Instagram nesta quinta-feira (22).

Postagens nas redes sociais tiram de contexto um trecho da edição de 27 de novembro de 2020 do programa Fala Brasil, da TV Record, para afirmar que o governo Lula teria pedido a devolução de R$ 6,5 milhões destinados via decisão judicial à família de Kyara Lis, criança diagnosticada com AME (atrofia muscular espinhal), para compra de um remédio contra a doença rara. No entanto, a solicitação não foi feita durante o governo petista, e sim no mandato de Bolsonaro.

Batalha judicial. O caso de Kyara Lis Carvalho, então com 1 ano de idade, ganhou notoriedade em 2020. A menina foi diagnosticada com AME, uma doença degenerativa rara que interfere na produção de uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis por movimentos vitais como respirar ou engolir…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos