Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Quem decide o que é melhor para os jovens transgêneros? Essa questão controversa dominou as legislaturas estaduais este ano, e os usuários de mídia social estão aproveitando a incerteza para espalhar reivindicações alarmantes.
“Novo projeto de lei da Califórnia acusa os pais de abuso infantil por se recusarem a ‘afirmar’ a identidade de gênero de seus filhos”, diz o texto na tela em um vídeo compartilhado em 18 de junho no Facebook. O vídeo e sua legenda quase idêntica ecoam manchetes recentes de sites de notícias conservadores .
O vídeo faz referência ao California Assembly Bill 957 , ou AB 957, que foi aprovado na câmara e será submetido a votação no Senado. Mas o projeto de lei não acusaria os pais de crime por não afirmarem a identidade de gênero de uma criança, disseram o defensor da lei e os especialistas.
Se aprovada, a lei alteraria uma seção do código de família da Califórnia . Isso exigiria que os juízes que presidissem as disputas de custódia e visitação considerassem se um dos pais está afirmando a identidade de gênero de uma criança. Seria um entre vários outros fatores considerados. E não mudaria a definição de abuso infantil, que é um crime previsto no código penal da Califórnia …
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸