FALSO: Não é verdade que Janja declarou ser satanista

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, declarou à Folha de S.Paulo que ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foram à Marcha para Jesus porque são satanistas, como alegam publicações nas redes. A imagem compartilhada pelos posts enganosos simula uma reportagem que nunca foi publicada pelo jornal. O Aos Fatos não localizou declaração idêntica ou de teor semelhante de Janja, e embora Lula tenha sido convidado a participar da marcha deste ano, ele optou por enviar representantes.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 50 mil visualizações no Tik Tok nesta quarta-feira (21) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Posts nas redes têm difundido um print falso da Folha de S.Paulo para fazer crer que a primeira-dama Janja declarou que ela e o presidente Lula não foram à Marcha para Jesus, em São Paulo, no dia 8 de junho de 2023, porque são satanistas. O conteúdo não está disponível no site da Folha de S. Paulo, e o Aos Fatos não encontrou quaisquer notícias de mesmo teor na imprensa nem declaração similar de Janja. Lula recusou o convite para participar do evento, mas foi representado pela deputada Benedita da Silva (PT) e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

Lula enviou uma carta ao apóstolo Estevam Hernandes, organizador da marcha, e afirmou o compromisso de “garantir, para sempre, o pleno direito de cada pessoa desse país seguir professando sua fé”. O mandatário, no entanto, não justificou a ausência…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos