Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
É uma imagem que foi postada no Instagram pelo Grupo Peronista em 13 de abril, de Guernica, Província de Buenos Aires, no âmbito de um evento realizado no Clube Social, Cultural e Esportivo dessa cidade. A foto é datada de 14 de abril de 2022, ou seja, foi carregada há 14 meses.
É uma imagem que foi postada no Instagram pelo Grupo Peronista em 13 de abril, de Guernica, Província de Buenos Aires, no âmbito de um evento realizado no Clube Social, Cultural e Esportivo dessa cidade.
A foto é datada de 14 de abril de 2022, ou seja, foi carregada há 14 meses.
O tuíte de Morales foi feito às 13h53 desta terça-feira, 20 de junho, mas posteriormente foi retirado da rede social.
O governador da província de Jujuy, Gerardo Morales (União Cívica Radical) , publicou um tweet onde pedia ao presidente da Nação, Alberto Fernández; a vice-presidente da Nação, Cristina Fernández de Kirchner; e ao grupo La Cámpora, por que enviaram “militantes de diferentes partes do país para perturbar a paz em Jujuy”, em referência aos fatos ocorridos no contexto da aprovação de uma reforma da Constituição de Jujuy. Como suposta prova, Morales acompanhou o texto com uma imagem arengando a vários militantes vestindo camisetas pretas e o escudo do Partido Justicialista da Província de Buenos Aires.
No entanto, a foto divulgada pelo governador de Jujuy não foi tirada na província do norte nem é atual . Vários posts surgiram no Twitter (veja e aqui ) apontando a desinformação e que, até o momento, totalizaram pelo menos 3.000 retuítes.
“Podem @alferdez, @CFKArgentina e La Cámpora explicar por que enviam militantes de diferentes partes do país para perturbar a paz em Jujuy?” Morales perguntou, acrescentando: “O que está fazendo o grupo peronista 13 de abril de Vicente López, província de Buenos Aires ? Isso confirma minhas declarações sobre como o governo nacional está enviando pessoas violentas para desestabilizar.”..
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷