Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo de uma pessoa vestida de borboleta azul na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. A legenda do post diz que se trata do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. É falso. Quem aparece nas imagens é a drag queen Kaká di Polly, que morreu em janeiro deste ano
Circula nas redes sociais um vídeo de uma pessoa vestida de borboleta azul na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que ocorreu no dia 11 de junho de 2023. A legenda do post diz que se trata do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. É falso. Quem aparece nas imagens é a drag queen Kaká di Polly, que morreu em janeiro deste ano. Não há registros do ministro no evento.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Parada gay ontem em S. Paulo. Alguém conhece essa borboleta azul?? É F.Dinossauro kkkkkk
O registro que circula nas redes sociais foi produzido durante a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo em 2022. Nas imagens, a pessoa vestida de borboleta azul é a drag queen Kaká di Polly, que morreu em janeiro deste ano. Em sua conta no Instagram, há diversos registros de Kaká di Polly com a mesma vestimenta. Detalhes que aparecem nas imagens, como a estampa “25 anos” – referente à data comemorativa do evento ano passado – confirmam a veracidade do fato…
Veja a apuração completa no site Lupa