Especialistas desmentem nova fake news de Bolsonaro: vacinas com grafeno

Apurado pelo site Correio Braziliense

Após o ex-presidente voltar a espalhar notícias falsas sobre as vacinas, especialistas garantem a segurança dos imunizantes
Após o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) voltar a espalhar notícias falsas sobre as vacinas contra covid-19, especialistas garantem a segurança dos imunizantes. Neste sábado, 17, o ex-presidente afirmou que a composição dos imunizantes incluiria grafeno que, segundo ele, ficaria acumulado “nos testículos e ovários”.

Nenhuma das vacinas utilizadas no Brasil tem grafeno em sua composição, tampouco o componente é citado nas bulas das vacinas Pfizer, CoronaVac, Janssen e Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, que são distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pesquisadores da área e membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explicam ainda que o processo de aprovação de vacinas é rigoroso e verifica não só a eficácia dos imunizantes, mas também sua segurança para a população.

Atualmente, há quatro formas para que as vacinas sejam disponibilizadas no país: registro, uso emergencial, importação excepcional ou por meio do Consórcio Covax Facility, da Organização Mundial de Saúde (OMS)…

Veja a apuração completa no site Correio Braziliense