Como cuidar da desinformação com inteligência artificial nas eleições de 2023

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Muitas vezes, imagens ou vídeos criados com inteligência artificial são divulgados como se fossem conteúdos autênticos, o que pode causar desinformação. Em um contexto eleitoral, isso pode afetar tanto os candidatos quanto o processo de votação. Como discernir se uma imagem ou vídeo foi criado com inteligência artificial.
Circulam nas redes sociais imagens ou vídeos criados com inteligência artificial que geram desinformação ao mostrar situações ou afirmações fictícias.

O problema é que muitas vezes essas imagens ou vídeos são divulgados como se fossem conteúdos autênticos, o que faz com que muitas pessoas os tomem como reais. Em um contexto eleitoral, isso pode afetar tanto os candidatos quanto o processo de votação.

Nesta nota, contamos como podemos discernir se uma imagem ou vídeo foi criado com inteligência artificial para não cair em desinformação.

Novas e cada vez mais populares ferramentas de inteligência artificial apresentam oportunidades, mas também novos riscos e desafios. Neste ponto sabemos que uma das desvantagens é que podem gerar desinformação , seja através de textos gerados com o ChatGPT ou através de plataformas que criam imagens e vídeos falsos . Em um contexto eleitoral, isso pode afetar os candidatos ou o processo de votação. O que podemos fazer para nos proteger contra esse tipo de desinformação? Como podemos saber se uma imagem foi criada com inteligência artificial? Nós dizemos a você nesta nota.

São vários os casos de imagens criadas com inteligência artificial que geraram desinformação em contextos políticos ao mostrar situações fictícias . O problema dessa técnica -que está evoluindo- é que as imagens resultantes tendem a ser divulgadas nas redes sociais como se fossem autênticas e sem contexto, o que leva muitas pessoas a considerá-las reais. É assim que as imagens de políticos em vários países se tornaram virais. Nos últimos meses, supostas fotos do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo preso – quando ainda não havia sido preso pelas acusações legais que enfrenta (aqui e aqui) – circularam, mas acabaram sendo imagens criado com inteligência artificial . 

Supostas imagens do presidente da França, Emmanuel Macron, pelas ruas de Paris em meio aos protestos contra sua polêmica reforma da Previdência, também viralizaram nas redes . E no contexto da reunião entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente chinês Xi Jinping em 20 de março de 2023, uma foto sem fonte circulou no Twitter mostrando Putin ajoelhado diante do líder chinês…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷