Apurado pelo site Fato ou Fake
O que o vídeo mostra, na verdade, é uma igreja desconsagrada em 1974 e transformada em mercado em Londres.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra bares e restaurantes dentro de uma igreja. Legendas afirmam que a igreja fica no Chile e a transformação do ambiente religioso em bar é uma obra da esquerda. É #FAKE.
Um vídeo tem a legenda: “Fim do mundo está próximo. Chile.” Outro diz: “Olha aí para quem gosta do Lulita no Chile. A esquerda já transformou a igreja num bar abominável faz o LLLL petezada.” No vídeo, o homem diz: “Olha aí, Sandra. O que fizeram das igrejas aqui ó. Restaurante. Ó o altar. [N]o altar tá todo mundo bebendo. Vendendo coquetel no altar. Todo mundo rezando. Comprando cerveja. [Vou] chegar mais perto de Jesus, aqui. Olha lá. Tudo pecador dentro do altar. É mole? E não é só essa daqui não. Tem outras aí. Tá virando tudo isso. Vou filmar uma outra que virou boutique de roupa.”
O vídeo é real, mas as alegações que o acompanham são falsas. O ambiente mostrado é a Saint Mark Church, em Londres. A igreja foi desconsagrada em 1974 e transformada em um mercado e centro de gastronomia, como explica o site da instituição que administra o espaço –e onde podem ser encontradas imagens idênticas às mostradas no vídeo viral.
O jornal O Globo fez uma reportagem a respeito do local em 2020. O texto aponta que o templo, que não é usado para serviços religiosos da Igreja Anglicana havia mais de quatro décadas, reabriu como Mercato Mayfair. A igreja foi inaugurada em 1828 e é tombada pelo patrimônio histórico britânico…