FALSO: É #FAKE que William Bonner tenha associado ditadura ao governo Lula

Apurado pelo site Fato ou Fake

Mensagem falsa usa trecho de vídeo em que apresentador do JN falava sobre a ditadura militar.
Circula nas redes sociais um vídeo em que o apresentador do Jornal Nacional William Bonner critica prisões sem motivo, falta de direitos e ausência de liberdade. Uma legenda alega que as declarações são relativas ao governo Lula. É #FAKE.

— Foto: g1

No vídeo viral, Bonner diz: “Poder ser preso sem saber por quê. Não ter direitos. Não ter a liberdade de criticar uma decisão do governo. Falar mal do governo mesmo dentro da sua casa”. Uma legenda diz: “Boner manifesta preocupação com o governo Lula”. Além de usar frases que a tiram a fala de contexto, a mensagem falsa erra o sobrenome do apresentador.

O vídeo original foi adulterado para suprimir a referência à ditadura militar (1964-1985). Quando Bonner mencionou os termos exibidos no vídeo, estava se referindo à época em que o país vivia à margem da democracia.

O conteúdo verdadeiro foi exibido em 2 de setembro de 2022 no Jornal Nacional, como parte da série “Brasil em Constituição’, no capítulo que falava sobre os tempos sombrios da ditadura, que retirou direitos básicos dos cidadãos. O vídeo está abaixo e também pode ser acessado nesse link…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake