Apurado pelo site Lupa
Post no Instagram sugere que as vacinas da Covid-19 contêm aids, doença provocada pelo vírus HIV. Segundo a publicação, alguns imunizantes supostamente carregam “sequências genéticas do HIV” e, por isso, pessoas imunizadas desenvolveram “deficiência imunológica”. Jovens que participam do TFCN no Brasil checaram essa informação, confira:
Esta checagem faz parte do Teen Fact Checking Network (TFCN), programa de alfabetização midiática digital MediaWise, do Instituto Poynter, que tem a parceria da Lupa no Brasil.
Uma publicação no Instagram sugere que as vacinas contra a Covid-19 contêm aids, doença provocada pelo vírus HIV. De acordo com a legenda, a proteína spike do novo coronavírus, encontrada em alguns imunizantes, como o da Pfizer, por exemplo, supostamente carrega “sequências genéticas do HIV”. Com isso, pessoas que foram imunizadas supostamente desenvolveram “deficiência imunológica”. Jovens que participam do TFCN no Brasil checaram essa informação, confira:
“Eu tomei minha vacina, vacina com aids dentro”
A informação analisada pela Lupa é falsa. Vacinas contra a Covid-19 não “vêm com aids”, doença causada pelo vírus HIV, em suas fórmulas. Também não procede a informação de que a proteína spike, encontrada no SARS-CoV-2 e usada em algumas vacinas, carregue a sequência genética do vírus HIV…