Apurado pelo site Estadão Verifica
Vídeo engana ao afirmar que país vizinho deu calote porque Jair Bolsonaro mandou cobranças para ‘endereço errado’ do líder Juan Guaidó
O que estão compartilhando: que a Venezuela não pagou a dívida que tem com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) porque Jair Bolsonaro (PL) rompeu relações diplomáticas com o país e passou a mandar as cobranças para o autoproclamado presidente interino Juan Guaidó, e não para Nicolás Maduro.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: não é bem assim. De fato, Bolsonaro rompeu relações diplomáticas com a Venezuela no início do mandato, em 2019. O país vizinho, no entanto, deixou de pagar as parcelas da dívida bilionária com o BNDES em janeiro de 2018, ainda no governo de Michel Temer (MDB), de acordo com documentos do próprio banco. Ou seja, não é correto atribuir o não pagamento da dívida apenas ao rompimento das relações diplomáticas, que só aconteceu em 2019.
Além disso, ao romper com o governo de Maduro, Bolsonaro reconheceu como presidente da Venezuela o líder da oposição, Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino. De acordo com a coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, o governo brasileiro de fato passou a enviar cobranças da dívida para a representação da Venezuela no Brasil nomeada por Guaidó, mas ele não pagou o débito, mesmo tendo o apoio do governo brasileiro e acesso a algumas contas da Venezuela…