FALSO: Não, o Governo não vai dar indemnização a quem está menstruada para comprar gel e pilhas para dildos, como confirma um áudio viral

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Está circulando no WhatsApp e nas redes sociais um áudio anunciando uma “compensação mínima, vital e móvel” para que menstruadas comprem gel e baterias para dildos. No entanto, não há lei, decreto, resolução ou programa que estabeleça esses benefícios. 
Um áudio com uma imagem está circulando no WhatsApp e nas redes sociais dando a entender que a palestrante é a ministra da Mulher, Gênero e Diversidade, Ayelen Mazzina. Nela, é anunciada uma “compensação mínima, vital e móvel” para que menstruadas comprem gel e pilhas para dildos.

No entanto, a voz ouvida no áudio viral não é de Mazzina. Da área de Imprensa do ministério indicaram que também não pertence a um funcionário da pasta.

Checado constatou que não há lei, decreto, resolução ou programa que estabeleça os benefícios mencionados na mensagem. Sim, os copos menstruais serão entregues aos municípios no âmbito do programa MenstruAR.

Um áudio com uma imagem está circulando no WhatsApp e nas redes sociais dando a entender que a palestrante é a ministra da Mulher, Gênero e Diversidade, Ayelen Mazzina. Nela, é anunciada a criação de uma “compensação mínima, vital e móvel” para que as mulheres menstruadas possam “comprar um gel especial para o vibrador que usam” e as baterias dos referidos aparelhos. 

Isto é falso. A voz ouvida no áudio viral não é a do ministro nacional , não havendo lei, decreto, resolução ou programa que estabeleça os benefícios mencionados na mensagem, como este meio pôde verificar. 

Na mensagem, que chegou mais de 8 vezes no WhatsApp da Checked (+54 9 11 6270-4259) e também no e-mail deste meio, ouve-se uma mulher afirmando: ” Conforme artigo 15, parágrafo segundo, estabelece que todas as mulheres e os homens que menstruaram e não menstruam mais hoje têm direito a uma compensação mínima, vital e móvel que lhes permite comprar um gel especial para o vibrador que usam. Nesta secção, refere-se ainda que as pilhas para dildos estão incluídas no subsídio nacional do Estado”…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷