Apurado pelo site Estadão Verifica
Bloqueio do dinheiro guardado dos brasileiros é inconstitucional; presidente sugeriu criar reserva financeira entre países sul-americanos, mas reunião com líderes da região terminou sem medidas concretas
O que estão compartilhando: que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o confisco de poupanças, como aconteceu no governo de Fernando Collor de Mello.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Em reunião com líderes da América do Sul, Lula sugeriu a criação de uma reserva regional para o desenvolvimento econômico e social no Mercosul. A iniciativa não bloquearia dinheiro guardado em contas de poupança dos brasileiros, já que o confisco é inconstitucional desde 2001. Além disso, o encontro entre presidentes sul-americanos terminou sem medidas concretas.
Saiba mais: Uma publicação do deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) no Instagram com mais de 1 milhão de visualizações e 60,2 mil curtidas distorce uma declaração feita por Lula em reunião com líderes de 11 países da América do Sul, na terça-feira, 30. Além do parlamentar, usuários no TikTok também espalharam a tese enganosa de que as poupanças dos brasileiros seriam afetadas…