Apurado pelo site Lupa
Vídeo em que um homem mostra bois mortos em uma fazenda circula pelas redes sociais com a informação de que o esquartejamento dos animais foi uma ação de integrantes do MST. É falso. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da Bahia e não há indícios do envolvimento de integrantes do MST na ação.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra 17 bois mortos. A legenda diz que o fato ocorreu em Santa Catarina e que os animais que aparecem nas imagens foram cortados ao meio por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em uma propriedade rural. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Esse é o resultado de 100 dias de desgoverno do LULADRÃO o PRESIDIÁRIO. EM SANTA CATARINA — BOIS CORTADOS AO MEIO, VIVOS, COM MOTOSERRA!! 😡😡😡 ENVIEM PARA OS JORNAIS E TVs DO EXTERIOR. O BRASIL E O MUNDO PRECISAM SABER DESTAS BARBÁRIES DO MST, APOIADO PELO GOVERNO LULA, E MAIS 06 GENERAIS TRAIDORES. VIRALIZAR É OBRIGAÇÃO DE TODOS 😢😪 CRIMINOSOS DO MST, APOIADOS POR 06 GENERAIS TRAIDORES DA PÁTRIA.
O vídeo não foi gravado em Santa Catarina e muito menos mostra uma ação do MST. Na madrugada do dia 18 de abril, criminosos tentaram roubar o gado em uma fazenda localizada no município de Conde, litoral norte do estado da Bahia. A Polícia Civil da Bahia informou, em nota enviada por e-mail, que dois suspeitos foram localizados e que não há indícios do envolvimento de integrantes do MST na ação criminosa. De acordo com a instituição, 17 animais foram furtados e alguns deles dissecados…