Apurado pelo site Lupa
Post afirma que o presidente Lula sugeriu o confisco de poupanças do Brasil e de outras nações vizinhas. É falso. As publicações retiram de contexto trecho de um discurso de Lula, proferido na cúpula com os presidentes da América do Sul. O presidente, na verdade, sugeriu a criação de uma poupança regional com recursos de bancos de desenvolvimento.
Publicação que circula nas redes sociais informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu o confisco de poupanças do Brasil e de outras nações da América Latina. A intenção, diz o post, seria colocar os recursos a serviço dos países do continente a partir da mobilização do Banco do Sul e do Corporación Andina de Fomento (CAF), ambos da Venezuela; Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), da Bolívia; e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Brasil. A informação é falsa.
As publicações retiram de contexto trecho de um discurso de Lula, proferido na cúpula com os presidentes da América do Sul, realizado na terça-feira (30). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Lula acaba de sugerir confisco de poupanças
Ao contrário do que propaga o vídeo enganoso que circula nas redes sociais, Lula sugeriu a criação de uma poupança regional com recursos de bancos de desenvolvimento. Em nenhum momento o presidente afirmou que iria “confiscar a poupança”. Além disso, a Emenda Constitucional 32, de 2001, proíbe em seu texto “a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro”…