Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
O Orçamento de 2023 prevê um montante de 41.753 milhões de dólares para a atividade “Cantinas Escolares”, sendo que no primeiro trimestre de 2023 as rubricas diminuíram 40,3% em termos reais. Este corte ocorre num contexto de ajustamento do programa de política alimentar e da AUH.
O Orçamento de 2023 prevê um montante de 41.753 milhões de dólares para a atividade “Cantinas Escolares”, valor próximo –mas inferior– ao referido pelo Ministro do Desenvolvimento Social da Nação.
No primeiro quadrimestre de 2023, os itens destinados às cantinas escolares tiveram um reajuste em termos reais (sem contar a inflação) de 40,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Este corte ocorre num contexto de ajustamento do Programa Alimentar e do AUH: este último teve uma redução em termos reais de 10,7% no primeiro quadrimestre de 2023, e o benefício Alimentar (atividade principal de todo o Programa Alimentar) de 7,3 %.
No marco do acampamento que integrantes da Unidade Piquetera realizaram ante sua pasta, a Ministra de Desenvolvimento Social da Nação, Victoria Tolosa Paz, solicitou a intervenção da Defensoria Nacional dos Direitos de Meninas, Meninos e Adolescentes para impedir a participação de meninos e meninas no protesto.
Neste contexto, a governante defendeu a política alimentar da sua gestão argumentando que ” o Estado nacional investe mais de 50 mil milhões de dólares no Serviço de Alimentação Escolar (SAE) que, somados ao Auxílio-Criança Universal (AUH) e à Alimentação, configuram um verdadeira e concreta rede de segurança alimentar de crianças e adolescentes”.
..