FALSO: O porta-voz presidencial do Quênia, Hussein Mohamed, renunciou devido à ‘corrupção desenfreada’ no governo? Não, ignore a alegação falsa

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Após a recente renúncia de um secretário principal no Quênia, foram feitas falsas alegações nas mídias sociais de que outros funcionários do governo renunciaram. Mas Hussein Mohamed ainda está no cargo.

Essa é a afirmação em um vídeo do TikTok postado em maio de 2023. Ele inclui uma foto de  Hussein Mohamed , porta-voz da Câmara do Estado do Quênia. A mesma reclamação foi postada no Facebook aqui .

State House é a residência oficial e escritório do presidente do Quênia.

Kenya Kwisha , que se traduz aproximadamente como “O Quênia está acabado”, é um slogan sarcástico usado por oponentes políticos da coalizão governista Kenya Kwanza , que se traduz como “Quênia primeiro”. 

No final de maio de 2023, Esther Ngero, secretária permanente do departamento estadual de serviços correcionais , renunciou . Isso aconteceu apenas alguns dias depois de ser transferido do gabinete do primeiro-secretário de gabinete . Ela disse que era por motivos pessoais…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦