Apurado pelo site Observador 🇵🇹
A sugestão de que os ventiladores foram responsáveis pela maioria das mortes por Covid-19 durante os primeiros tempos da pandemia está a circular nas redes sociais.
Fact Checks. Uso de ventiladores explica maioria das mortes de doentes com Covid-19?
A sugestão de que os ventiladores foram responsáveis pela maioria das mortes por Covid-19 durante os primeiros tempos da pandemia está a circular nas redes sociais.
A divulgação de um estudo norte-americano sobre a utilização de ventiladores durante a pandemia da Covid-19 levou a inúmeras partilhas de publicações nas redes sociais com a sugestão de que “quase todos os pacientes” com a doença foram “mortos como resultado direto de serem colocados com um ventilador”.
Em causa está um estudo da Northwestern University, dos EUA, que analisou casos de doentes críticos com diagnósticos de Covid-19 ou pneumonia e que foram ventilados. E as informações partilhadas nas redes sociais focam-se no facto de os doentes submetidos à ventilação mecânica poderem estar mais suscetíveis a pneumonias bacterianas — tendo sido esta a maior causa de mortalidade registada nos pacientes com Covid-19 e que contraíram este tipo de pneumonia.
Este é um facto apontado pelos especialistas que analisaram 585 pacientes com pneumonia ou insuficiência respiratória, 190 dos quais tinham sido diagnosticados com Covid-19, mas há uma ressalva: os doentes não sobreviveriam sem o suporte do ventilador e isso é deixado claro no estudo. Por outras palavras: a ventilação mecânica pode agravar complicações em doentes vulneráveis, mas estes certamente não sobreviveriam sem esse apoio.
..