Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação viral acusa o Presidente do Brasil de ter estado em Brasília no momento em que vários edifícios do poder político, judicial e legislativo eram invadidos. É falso.
Fact Check. Lula da Silva estava no Palácio do Planalto durante a invasão em Brasília?
Publicação viral acusa o Presidente do Brasil de ter estado em Brasília no momento em que vários edifícios do poder político, judicial e legislativo eram invadidos. É falso.
A 8 de janeiro deste ano vários apoiantes do ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, invadiram e vandalizaram os edifícios do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e o Palácio do Planalto. Meses depois do sucedido, surge agora uma publicação, de 24 de abril deste ano, que garante que Lula da Silva, o novo Presidente brasileiro, estava dentro de um dos edifícios invadidos quando esses acontecimentos ocorreram. “Lula disse que esteve em Araraquara e que estava a acompanhar tudo. Na verdade, esteve lá a 8 de janeiro ao lado do general Dias, há imagens que mostram petistas disfarçados com camisas e bandeiras do Brasil”, alega o autor. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Primeiro, é preciso dizer que essa invasão decorreu durante o dia, como comprovam vários artigos e até imagens reais do evento. Este dado é vital para se compreender o porquê de a publicação ser falsa.
Depois, a publicação em questão apenas partilha uma imagem de um suposto vídeo de videovigilância que foi filmado dentro de um dos edifícios invadidos, o Palácio do Planalto. A imagem vem identificada como tendo sido partilhada pelo jornal Metrópoles. E apenas olhando para o que foi partilhado pelo autor, não é possível identificar concretamente Lula da Silva, devido à fraca qualidade da fotografia que acompanha a publicação. No entanto, fazendo uma pesquisa na internet e nas redes sociais, é possível encontrar outras publicações semelhantes, bem como diferentes fact-checks brasileiros a desmentir o que aqui é alegado.
Essas imagens estão disponíveis, por exemplo, no canal de Youtube Poder 360 e, olhando para a descrição do vídeo, percebe-se que foram registadas entre as 21h31 e as 21h32. Ou seja, são imagens captadas já na noite dos acontecimentos, depois de ter ocorrido a invasão e, portanto, depois de o Palácio do Planalto ter sido evacuado e de as autoridades policiais terem conseguido repelir a investida dos manifestantes…