Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Durante uma viagem à Ásia para a cúpula do G7 em maio, o presidente Joe Biden assumiu o crédito por melhorar os laços com três aliados na região: Austrália, Índia e Japão. Ele mencionou especificamente uma parceria de quatro nações chamada “Quad”, cujos membros defendem uma ordem baseada em regras na região, liberdade de navegação e valores democráticos.
“Duvido que muitas pessoas nesta audiência ou em qualquer outra audiência teriam dito que dois anos depois de ser eleito, eu seria capaz de convencer Índia, Austrália, Japão e Estados Unidos a formar uma organização chamada Quad para manter a estabilidade em o Oceano Índico e o Mar da China Meridional”, disse Biden em entrevista coletiva em 21 de maio.
Logo, porém, os críticos , incluindo um braço do Comitê Nacional Republicano, foram às redes sociais para dizer que Biden não reuniu as nações “Quad”.
Os críticos estão certos: embora Biden seja creditado por elevar o perfil do Quad, o grupo foi criado no início dos anos 2000 e o ex-presidente Donald Trump o ressuscitou da dormência…