Apurado pelo site Deutsche Welle 🇩🇪
Com a Rússia atualmente ocupando a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov , convocou uma reunião do órgão na segunda-feira para discutir “o multilateralismo efetivo por meio da defesa dos princípios da Carta das Nações Unidas”.
Apesar da contínua guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, Lavrov repetiu as alegações de que a OTAN ameaçava a Rússia e os EUA minavam o multilateralismo no cenário global. Ele também negou a legitimidade do governo ucraniano e o acusou de seguir uma política de destruição contra a Rússia.
Afirmação: “O regime nazista de Kiev não pode, de forma alguma, ser considerado representante dos residentes do território que se recusaram a aceitar os resultados do golpe brutal de fevereiro de 2014.”
s DW: falso
Aqui, Lavrov está repetindo vários pontos da propaganda russa relacionados à guerra na Ucrânia. Primeiro, ele chama o governo ucraniano de “regime nazista” – uma afirmação que foi desmascarada inúmeras vezes. O atual presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é um judeu de língua russa que conquistou o cargo em 2019 em uma eleição que observadores independentes consideraram justa…